O câncer de próstata avançado significa que a doença já saiu da próstata. Nesta fase, o paciente apresenta metástases, principalmente para linfonodos (gânglios) pélvicos e/ou abdominais, ou nos ossos do corpo. O câncer de próstata geralmente causa metástase óssea e nos linfonodos. Somente numa fase disseminada da doença é que são identificadas metástases nos órgãos internos (vísceras).
Os ossos do esqueleto axial mais acometidos são: bacia, terço proximal do fêmur, coluna vertebral e arcos costais. Assim, pode acometer poucos ossos até a quase totalidade deles. Por isso, pode estimar a extensão da doença óssea para estimar a extensão da doença. Geralmente se classifica em até 4 metástases ósseas, de 5-20 ossos, de 21 a 75%. dos ossos acometidos e mais de 75% dos ossos (hipescan).
As metástases ósseas são as mais frequentes. Contudo, existem casos que ocorrem só ou mais para os linfonodos do que ossos.
O câncer de próstata avançado em sua fase final pode acometer vísceras como fígado, pulmão e cérebro. Nesta fase, a transformação da neoplasia é tão indiferenciada que suaS células não parecem de próstata à microscopia. A neoplasia está indiferenciada, inclusive parece com um câncer neuro-endócrino.
No câncer de próstata avançado, a doença é sistêmica e por isso, pode ser mais sintomática pelo acometimento sistêmico.
Desta maneira, ode ocorrer dor nos locais das metástases, emagrecimento pela perda do apetite.
Isto é causado por moléculas relacionadas ao crescimento do tumor que inibem o centro hipotalâmico da fome e saciedade. Há maior susceptibilidade as infecções, do trato respiratório e urinário. Além disso, anemia, falta de ar e fraqueza progressiva.
Todavia, nem todo paciente portador na sua forma avançada vai apresentar dor.
Contudo, quando a doença acomete uma região onde nervos são atingidos pode ocorrer dor importante. Por isso, mesmo medicamentos potentes podem ser usados para seu alívio sintomático.
Nesta fase os pacientes podem apontar os locais onde a dor é mais intensa. O tumor pode comprimir a medula espinhal causando sintomas relacionados. Por isso, pode ocorrer perda da força dos membros inferiores, constipação, e/ou incontinência urinária e fecal.
A doença consome o organismo, causa o emagrecimento. A anorexia pode ser extrema, a ponto de que nenhuma comida apetece. Se o emagrecimento for extremo, os ossos ficarem expostos, assim ressaltando os sinais da caquexia neoplásica.
As forças do organismos vão se exaurindo a ponto de pequenos esforços exigirem força muscular sobrenatural. Coisas comuns do dia-a-dia passam a ser difíceis.
Os especialistas em dor pode ajudar no planejamento terapêutico para o seu controle. Entretanto, muitos pacientes com doença avançada pode não ter dor. Os sintomas estão relacionados aos locais onde as metástases estão ocorrendo.
Uma luz no fim do túnel se abriu para tratamento dos pacientes com câncer de próstata avançado. Até poucos anos atrás, os tratamentos visavam apenas a melhoria da qualidade de vida. Todavia, nos últimos anos foram introduzidas novas terapias que já estão prolongando a vida. Estes tratamentos atuam causando diminuição do número de metástases, melhorando a dor e o apetite, o sono e devolvendo mobilidades ao portador da doença. Antes os resultados eram poucos para o controle da doença mas atualmente a duração da vida é visivelmente aumentada. Mas mesmo assim, o que é mais importante, a qualidade de vida.
Contudo, caso você queira saber mais sobre esta e outras doenças do trato gênito-urinário acesse a nossa área de conteúdo para pacientes para entender e ganhar conhecimentos. Atualmente você pode ver mais de 155 artigos sobre urologia. A cultura sempre faz a diferença. Você vai se surpreender!