Estou com Câncer

Me ajuda, doutor!

O diagnóstico geralmente é devastador e normalmente o paciente perde o rumo. “Minha vida chegou ao fim” é o pensamento mais comum. Porém, na maioria dos casos não é assim. Então, nos últimos anos se descobriu muito sobre a gênese do câncer e sua evolução clínica.

Para se ter uma ideia, 30 a 40% dos casos diagnosticados com câncer de próstata não devem receber nenhum tratamento. A esta forma de tratamento chama-se de vigilância ativa. Assim, o paciente deve ser apenas acompanhado com exames periódicos de PSA e exame clínico. Nestes casos, a biópsia de próstata deve ser repetida para confirmar que a doença está controlada depois de 1 ano. Em 10 anos de acompanhamento, apenas 30% dos pacientes saem deste regime para serem operados ou irradiados.

Tratamento do câncer

O HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) se inicia ao redor dos 25 anos, com o crescimento de glândulas benignas ao redor da uretra prostática. Há casos que o componente hereditário é forte, mas envelhecimento leva o início dos seus sintomas. Por vezes, quanto mais apertada fica a uretra, maiores são os sintomas miccionais.

Geralmente estas queixas ocorrem quando você vem urinando há muitos meses ou anos com dificuldade. Você sabe se urina bem? A história clínica da HPB tem períodos de melhora e piora. Assim, os pacientes vão se adaptando a situação e acham que ainda urinam bem. Na maioria das vezes, a retenção urinária crônica é causada por HPB. Contudo, a próstata pode ou não estar crescida. O que mais importa são seus sintomas pregressos evolutivos até a atual situação miccional.