Fimose

Me ajuda, doutor!

A fimose na infância é a dificuldade de expor a cabeça do pênis, porque o prepúcio adere à glande, dificultando sua exposição. Os sinais e sintomas de fimose e suas complicações podem ser diagnosticadas desde o nascimento do bebê.

Fimose de verdade

Ocorre quando é impossível expor a glande. Não é porque se tem prepúcio exuberante que você tem que operar. Se houver excesso prepucial, mas nada trouxer se sintomas, com boa exposição da glande para realizar a higiene local, sem infecções locais, com vermelhidão local, nada de cirurgia.

Muitos inclusive advogam que se deveria realizar para todos os recém natos. Os muçulmanos e judeus, por princípio religiosos, o realizam há mais de 4 mil anos. Na verdade sábios observaram que a cirurgia impede infecções sexualmente transmissíveis e a introduziram como regras para os membros da sua religião.

Postectomia ou circuncisão

A cirurgia pode ser indicada logo após o parto por dificuldade para urinar. A obstrução do prepúcio pode ser quase total e exigir cirurgia de imediato. A obstrução da saída da urina pelo prepúcio pode ser tão apertada que o bebê ao urinar alarga como uma ampulheta o prepúcio. Para desenvolver uma infecção local até os rins é uma pulo. Nosso organismo foi feito para funcionar perfeitamente. Nada de resíduo de líquido, pois vai mais cedo ou mais tarde infectar.

Os pais geralmente ficam assustados com este diagnóstico por verem seu maior bem sob risco de uma agressão. Mas, enfim tem que superar para que nenhum mal maior aconteça. Além disso, o risco de infecção local é alto e, o que é pior, pode causar dano aos rins. Por isso, quando diagnosticado, o tratamento cirúrgico é necessário.