Inflamação no pênis

Me ajuda, doutor!

Inflamação do pênis, que acomete a glande e prepúcio não é tão infrequente. Além disso, o pênis avermelhado e com rachaduras dolorosas que ocorrem após o coito é queixa muita recorrente em consultório. Todavia, podem aparecer com idade mais avançada. Além disso, pode inclusive expelir pus quando o prepúcio estiver obstrutivo. Por conseguinte, sem a higiene adequada, o caso pode piorar.

Fimose verdadeira no recêm-nascido

Em alguns recém-natos, quando urinam, há distensão prepucial e o jato pode sair espremido e fininho através do meato uretral obstrutivo. Portanto, nestes caso se faz a cirurgia quando o bebê ainda estão no berçário. Há risco de infecção do trato urinário e inclusive dano para sua bexiga e trato superior.

Inflamação no pênis

Se chama balanopostite. Por isso, seu correto diagnóstico é fundamental para sua solução definitiva.

A principal causa é a infecção de bactérias locais ou da parceira, na maioria das vezes não são patogênicas. Mais ainda, a vagina tem bactérias próprias que não existem no prepúcio. Portanto, sua presença pode acabar causando a inflamação local por que são diferentes ao ambiente das bactérias que habitam o prepúcio.

Assim, também pode ser causado por fungos e geralmente ocorre se a parceira apresenta algum corrimento esbranquiçado. É facilmente diagnosticado pelo ginecologista. Nestes casos, o casal tem que ser tratado.

A inflamação no pênis se resolve com cirurgia

A inflamação no pênis, nem sempre é caso de cirurgia. Mas, se o prepúcio estiver muito fechado, impedindo sua exposição para higiene local, a cirurgia é absolutamente necessária. Em alguns casos a inflamação da glande e prepúcio é recidivante (volta com certa frequência) e o casal merece investigação adequada.