Operar a Próstata

Me ajuda, doutor!

Operar a próstata, quando se deve realizá-la? A indicação para desobstruir uma próstata com crescimento benigno (HPB) não é baseada só no seu tamanho, mas também nos sintomas miccionais que ela está acarretando.

Muitos pacientes ficam relutantes da cirurgia pois estão usando remédios há anos. Contudo, as vezes sem nenhum benefício claro. Ainda mais, alguns continuam urinando mal e provocando piora contínua e progressiva da parede. O músculo da bexiga vais perdendo força, as paredes espessando e a bexiga diminuindo de capacidade volumétrica, com consequente piora do armazenamento. Todavia, alguns pacientes chegam na extrema progressão da doença, até com retenção urinária, que nenhuma cirurgia poderá resolver a situação.

Classificação dos sintomas miccionais

Quem definirá a melhor conduta no seu caso é o urologista:

1 . Se os sintomas são leves, basta acompanhar com seu urologista.

2 . Se os sintomas são moderados, devem ser usados remédios.

3 . Se os sintomas são severos, geralmente a solução passa pela cirurgia. Isso porque já existem complicações do trato urinário. Porém, alguns casos têm complicações na bexiga que mostram que já se passou do ponto para realização da cirurgia de próstata.

Quando operar a próstata?

A cirurgia é muito efetiva e muitos pacientes dizem depois: “Por que foi que não fiz isto antes. Nossa, foi mais simples do que eu imaginava”. Então, porque sofrer tanto? Além disso, hoje as cirurgias são muito seguras, desde a anestesia até as várias técnicas que são usadas para resolver a obstrução prostática. Muitos hospitais oferecem esta segurança.

Como operar a próstata?

Tudo depende das condições clínicas do pacientes, disponibilidades tecnológicas, vontade do paciente. Existem cirurgias definitivas e parciais que duram 30 minutos até cirurgias complexas que podem duram mais de 2 anos. Assim, as parciais podem durar anos, mas no futuro podem requerer uma cirurgia definitiva, como a enucleação da próstata. As vezes, o paciente não deseja correr o risco de perder a ejaculação outros não podem fazer as cirurgias convencionais, pois usam anticoagulantes, outro está com problemas cardíacos para uma cirurgia mais demorada. Todavia, há cirurgias inovadoras, sendo que a enucleação com BipoLEP e HoLEP são as que podem resolver o adenoma obstrutivo em definitivo. Portanto, cada caso é um caso.