Quando o volume da próstata está aumentada, o PSA pode estar alto também, devido ao crescimento benigno da próstata (HPB). As células que constituem a glândula prostática são as produtoras do PSA. A próstata começa o seu crescimento benigno após os 25 anos de idade. Portanto, com a próstata aumentada, pode-se ter PSA elevado. Muitos pacientes usam remédios sem benefícios claros por anos.
Todavia, PSA elevado pode sugerir outras doenças, como câncer de próstata, infecções do trato gênito-urinário, prostatite, etc. Da mesma maneira, o traumatismo prostático aumenta o PSA transitoriamente, porém depois volta ao normal.
PSA após a cirugia, quanto cai?
Após a desobstrução da próstata pela cirurgia endoscópica (RTU), o PSA demora 2 meses para chegar ao seu novo nível mais baixo. Além disso, é bom saber que os remédios que você usa, pois eles podem aumentar ou diminuir o PSA. Portanto, o médico deve mensurar o que está ocorrendo para o diagnóstico da doença.
A enucleação da próstata
A enucleação da próstata por remover todo o adenoma e por deixar mais desobstruída. Portanto, causa sempre maior queda do PSA. Este é um bom parâmetro para provar sua eficiência, assim como a qualidade da função miccional. Geralmente, esta cirurgia é mais indicada para próstata aumentada, por vezes maior que 90 gramas. Além disso, estes resultados são mais duradouros que na RTU de próstata em estudos que acompanharam os operados por mais de 10 anos.
Outra vantagem específica do HoLEP, é que a recuperação é mais rápida, com menor perda sanguínea e também realizada para pacientes que usam anticoagulantes. Entretanto, o que mais restringe sua disseminação no nosso meio é o seu preço, pois os equipamentos têm que ser levados para os hospitais onde o paciente é operado. Além disso, parte dos materiais endoscópicos são específicos para seu uso.