Meu testículo é pequeno. O que isto pode me acarretar?
Estou com minha libido zero.
Estou perdendo minha ereção.
Tenho varizes no meu escroto.
A redução do testículo ocorre por várias doenças que podem afetar os testículos. Os testículos produzem espermatozoides e 95% da testosterona circulante. Pode ser uni ou bilateral. Doenças congênitas (que nasceram com a pessoa) ou que foram adquiridas podem danificar os testículos. A mais comum é a varicocele, que são varizes dos vasos testiculares. A grande maioria dos mamíferos têm seus testículos fora do corpo, uma exceção é a baleia. Mas, imaginem aquele animal gigantesco com eles fora do corpo! Assim, seu tratamento pode melhorar a produção de testosterona e a formação de espermatozoides.
Redução do testículo causada por drogas
Contudo, a causa da diminuição dos testículos que mais me preocupa nos dias atuais é o uso indiscriminado dos anabolizantes, a testosterona, principalmente pelos jovens. Há muita propaganda enganosa sobre este tema. Às vezes são usadas “bombas” de testosterona, colocando seus níveis de testosterona nas alturas. Assim, recentemente vi um adulto com 2640 ng/dl de testosterona sanguínea. Para que isso? Aumentar a massa muscular? Porém, poucos sabem sobre os perigos que estão correndo. Dislipedemia severa (colesterol e triglicerídeos elevados, risco aumentado de diabetes, de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral). Portanto, vale a pena, sem contar da possível atrofia testicular, impotência e infertilidade causada pelo seu uso crônico.
Testosterona em níveis normais para idade
Para cada idade do homem existe um valor normal da testosterona, sendo nos jovens até 900 e nos mais velhos em torno de 400-500 ng/dl. Por isso, o seu aumento indiscriminado pode ser muito perigoso e causar inclusive a morte prematura. Na procura do aumento muscular, você vai ganhar impaciência, agressividade e o pior, atrofia testicular, com consequente impotência e infertilidade. O prejuízo pode ser para sempre. Portanto, todo cuidado é pouco e criar músculos dessa forma pode desenvolver impotência sexual. Você pode se tornar o forte impotente. O melhor é realizar exercícios físicos de maneira saudável.