câncer de bexiga músculo invasivo

Câncer de bexiga músculo invasivo - Sinais e sintomas

O câncer de bexiga músculo invasivo invade a musculatura própria da bexiga e pode invadir órgãos vizinhos, com metástases linfáticas e/ou viscerais.

O câncer de bexiga músculo invasivo geralmente apresenta hematúria na sua apresentação inicial. Contudo, a metástase a distância pode ser o primeiro sinal de alerta da doença. O maior fator de risco é o tabagismo

O câncer de bexiga músculo invasivo invade a musculatura própria da bexiga. Assim sendo, pode invadir órgãos vizinhos (pT2-T4), ou com metástases linfáticas e/ou a distância, viscerais, no pulmão, fígado, cérebro, etc.

Sinais e sintomas do câncer de bexiga músculo invasivo

Os pacientes portadores de câncer de bexiga músculo invasivo podem apresentar sinais e sintomas mais expressivos. Geralmente,  os francamente invasivos da parede vesical apresentam sintomas irritativos intensos. Ou seja, o paciente urina a toda hora, ardência miccional, sangue na urina e urgência que os não-músculos invasivos.

Os tumores músculo invasivos geralmente são acompanhados de carcinoma “in situ peritumoral e as vezes, multifocal.

O CIS é o câncer do urotélio da bexiga, ou seja do seu epitélio. É constituído por células indiferenciadas, agressivo e restrito ao urotélio. Diz-se ser a lesão pré-maligna do carcinoma invasivo.

Os pacientes geralmente apresentam hematúria, ou seja, sangue na urina, de maneira intermitente, indolor, vultuoso. Pode ocorrer retenção urinária por coágulos. Nesta situação não são passíveis de serem eliminados espontaneamente.

A retenção urinária causa dor intensa e precisa ser resolvida de imediato, haja visto que a dor nestas circunstâncias pode ser insuportável. Por vezes, estes pacientes têm que ser anestesiados para removerem estes coágulos para controle da hematúria.

Estes pacientes podem apresentam anemia, as vezes muito importante, necessitando reposição sanguínea para estabilidade hemodinâmica.

Tumores invasivos de bexiga são infectados

Os tumores invasivos de bexiga têm crescimento rápido por que são mais indiferenciados e por vezes, associados a áreas de necrose.

Mais frequentemente estes pacientes apresentam infecção do trato urinário. Quando infectados, muitas vezes, não são passíveis de esterilização. Os antibióticos não chega por via sanguínea a intimidade necrótica do tumor. Por isso, as bactérias proliferam e ocorre perpetuação da infecção do trato urinário.

Saiba mais em : https://uroweb.org/guideline/bladder-cancer-muscle-invasive-and-metastatic/

Insuficiência renal

Outra apresentação comum destes tumores são provocadas pela invasão do tumor na região trigonal ou por comprimir os ureteres. Por isso, causa obstrução ao fluxo urinário dos rins, causando a dilatação do rim, chamada de hidronefrose. Se bilateral causam insuficiência renal.

Quando está obstrução ocorre de forma aguda pode ocorrer cólica renal (cólica nefrética) ou dor lombar. Se ocorrer mais lentamente, estes pacientes podem não ter dor e inclusive serem assintomáticos. Desta maneira, podem apresentar insuficiência renal, quando há invasão tumoral bilateral dos ureteres. Contudo, ela causa sintomas relacionados a uremia como náuseas, pele cor de palha, vômitos, perda de peso e do apetite, etc.

De maneira geral, quanto mais invasivo for o tumor na parede da bexiga, maiores serão os sintomas loco-regionais. Estes pacientes podem apresentar um semblante de doentes grave, consumidos e debilitados pelo crescimento tumoral acelerado.

Alguns casos são diagnosticados pela investigação da metástase distante do sítio primário. Podem acometer as partes moles ou ossos. Saiba mais sobre câncer de bexiga.

A doença avançada causa emagrecimento e dor pelas metástases, viscerais, ósseas ou em partes moles espalhadas pelo corpo.

O câncer de bexiga músculo invasivo exige tratamento, seja local ou sistêmico com rapidez, pois se trata de neoplasia agressiva. O local geralmente é feito pela cistectomia radical e o sistêmico pela quimioterapia.

Contudo, caso você queira saber mais sobre esta e outras doenças do trato gênito-urinário acesse a nossa área de conteúdo para pacientes para entender e ganhar conhecimentos. São mais de 155 artigos sobre urologia para seu conhecimento. A cultura sempre faz a diferença. Você vai se surpreender!

Referência

https://uroweb.org/guideline/bladder-cancer-muscle-invasive-and-metastatic/

https://www.cancer.org/cancer/bladder-cancer.html

https://www.drfranciscofonseca.com.br/bkp-2021/cancer-de-bexiga-o-que-voce-precisa-saber/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.